Pesquisar

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Musculação para Atletas

A musculação, por trabalhar mais o sistema anaeróbio, induz o corredor a suportar por mais tempo o acúmulo de lactato, principalmente nas competições das quais queremos sempre diminuir o tempo ou, no mínimo, chegar à frente de certo colega. Isso aumenta o acúmulo de lactato e o treinamento de força ajuda a suportar.

Benefícios da musculação para corredores:

A musculação pode corrigir desequilíbrios e prevenir lesões. Além disso, manterá a parte superior do corpo em forma, a qual não recebe muitos benefícios da corrida, mas vai melhorar a estabilidade na região abdominal. Musculação pode até melhorar sua economia de corrida, de modo que usará menos oxigênio numa dada velocidade.
Seguem alguns exercícios para você, internauta, fazer na sua casa ou outro local, não necessitando de uma academia para tal.


A musculação pode facilmente ser incluída na planilha do corredor nos dias de treino fraco. Nesse dia, o corredor pode treinar fraco de manhã e a musculação de tarde, os dois treinos (corrida e musculação) podem ser feitos juntos, dividindo a parte de corrida fraca em duas a serem incluídas antes e depois da musculação a título de aquecimento e desaquecimento.

Lembrem-se, as cargas devem ser sempre definidas com um profissional de Educação Física habilitado.
Um abraço e bons treinos!

sábado, 25 de maio de 2013

Começando a correr

1- Exames Médicos – Antes de começar a correr, é necessário que se tenha uma noção de seu estado de saúde, para isso você deverá procurar um Clínico Geral e submeter-se a exames que poderão ajudar muito para que seu técnico possa montar sua planilha de treinamento com mais segurança, estes exames farão análise de Colesterol, Diabetes, VO2 Máximo, Freqüência Cardíaca, Doenças Cardíacas e Respiratórias, etc.

2- Metas – Trace metas futuras para que seu treino tenha um propósito, sejam elas quais forem, desde uma corrida de 6 Km até uma Maratona, se você estiver treinando para uma prova, dificilmente irá faltar nos treinos ou fazê-los pela metade, mas se você estiver correndo sem objetivos, possivelmente quando estiver frio, chovendo, de férias ou ocorrer qualquer outra situação adversa, você irá deixar seus treinos em segundo plano. Agora é importante que suas metas sejam reais, para que não se decepcione no futuro, e sinta-se desmotivado, não adianta começar a correr hoje, sem nunca ter treinado corrida antes e se inscrever para uma Maratona daqui a 03 meses, seja realista, converse com o seu técnico.

3- Pirâmide – Costumo dizer a meus alunos que para se atingir os objetivos, tanto na corrida, como em qualquer outro esporte, temos uma Pirâmide que é formada por: Treinamento, Sono e Alimentação, os três itens têm a mesma importância, e devem estar estabelecendo um bom sincronismo, caso um deles não esteja funcionando bem, o seu desempenho estará comprometido, e uma série de outros problemas poderão vir à tona.

* Treinamento – Ter um bom treinamento é uma das partes mais importantes para um corredor. Caso você não tenha noção de corrida, procure alguém para ajudá-lo a montar seu treino, de acordo com seu objetivo e disponibilidade. Apesar de parecer simples, correr não é tão fácil assim. Correr por correr, apenas aumentando a distância e o tempo de corrida, trará benefícios no começo, mas depois você atingirá um Platô e não conseguirá quebrá-lo, além de estar sujeito a uma série de lesões relacionadas à corrida. Em uma planilha de corrida estão envolvidos diversos tipos de treinos, ou seja, dependendo da época e de seus objetivos, existem treinos de subida, força, resistência, potência, simulados etc, são etapas que todos os corredores irão passar, e cada uma delas tem o seu tempo e propósito.

* Sono – Esta é uma variável importante de seu treinamento, é indispensável que tenhamos de 6 a 8 horas de sono diários e não desperdicemos noites por motivos banais, tente deixar festas e jantares para os dias que antecedam os seus dias de folga na planilha.

* Alimentação - Muitas vezes as pessoas dizem que estão seguindo a planilha, mas não estão tendo melhoras e ainda estão desmotivadas para seus treinos, na maioria das vezes, corrigimos estes aspectos melhorando a alimentação da pessoa. Procure um Nutricionista para que ele possa prescrever uma alimentação que se encaixe com suas necessidades.

4- Vestimentas – Este é um aspecto interessante da corrida, é uma variável que torna este esporte mais viável para as pessoas, ou seja, não é preciso ter o melhor tênis ou o melhor calção e camiseta, basta ter bom senso e procurar vestir roupas leves e um tênis que se encaixe com o seu tipo de pisada e também com o seu peso, pois se você estiver acima do peso, é importante que o tênis tenha um bom sistema de amortecimento, hoje em dia existem diversos modelos no mercado que podem ser adquiridos por preços bem interessantes para os corredores, procure uma loja especializada e fuja dos produtos pirateados, pois neste caso o barato poderá sair muito caro.

5- Conheça seu corpo - É muito importante que você aprenda a conhecer os seus limites, isto leva tempo e treinamento, uma das piores coisas para um corredor é acabar um treino achando que poderia ter dado mais, ou não conseguir acabá-lo, por ter se esforçado muito no começo, um importante aliado para que este conhecimento seja adquirido é o cronômetro, um corredor que começa o treino sem o cronômetro, já esta começando errado, marque seus tempos, eles serão as variáveis de avaliação mais importantes de seus rendimentos na pista.
6- Conviver com a dor – Não me lembro, desde o dia que comecei a treinar corrida, ter passado uma semana que seja, sem sentir algum tipo de dor, seja ela na coluna, no joelho, nos ombros, no tornozelo ou na canela, as dores certamente irão aparecer, nesta hora é importante que saibamos avaliá-las, pois muitas vezes são dores musculares, e a cura está simplesmente no descanso da musculatura envolvida, por isso é importante que comunique seu treinador sobre qualquer tipo de desconforto que esteja interferindo em seus treinos, para que juntos possam achar a melhor maneira de resolver estes problemas. No começo é comum o aparecimento de dores e muitas pessoas já interrompem seus treinamentos logo no início, mas esta não é a saída, em muitas das vezes, antes de parar de correr, procure seu técnico ou um ortopedista.

7- Treinos Complementares – Para ajudar no seu desempenho na corrida, existem outras atividades que são importantes, como a Musculação, Natação, Bike e Alongamentos, não é necessário que você encaixe todas estas atividades em seu treinamento, mas o fato é que não existe uma atividade completa, ou seja, que envolva todos os grupos musculares, então se você ficar só na corrida estará deixando de estimular partes de seu corpo, é importante montar suas planilhas de treinamento deixando tempo para os treinos complementares.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Os benefícios da natação

Hoje vou falar de uma modalidade esportiva que é considerada das melhores em se falando de benefícios á saúde, Natação!
É um excelente exercício e queima 600 calorias por hora em média, se você está querendo emagrecer é excelente. 

Alguns benefícios da natação
  • Melhora seu sistema respiratório
  • Melhora seu sistema imunológico
  • Você ganha um novo ânimo, quem pratica atividades físicas tem uma maior disposição para fazer as coisas do dia a dia.
  • Melhora a cordenação motora
  • Enrijece os músculos
  • Relaxa a mente e a memória, garantindo uma ótima oxigenação para o cérebro
  • Ajuda a combater o estresse
  • É um exercício aeróbico
  • Queima em média 600 calorias por hora
  • Melhora seu sistema cardiovascular

Além de tudo isso a natação é um esporte muito simples e qualquer um pode praticar sem maiores dificuldades já que os custos para se praticar a natação são baixissimos. Basta ter boa vontade e comprometimento que você começa a praticar.


http://emagrecercomsaude.com.br/wp-content/uploads/2008/12/natacao.jpg

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Saiba seu peso ideal

Se você sabe que está acima do peso e quer emagrecer, porém não sabe qual o peso o ideal para você eu tenho a solução. Através do calculo do imc é possível saber se o seu peso está bom ou ruim.
O cálculo é simples altura ao quadrado dividio pelo seu peso.
Caso você prefira no nosso [...]

Se você sabe que está acima do peso e quer emagrecer, porém não sabe qual o peso o ideal para você eu tenho a solução. Através do calculo do imc é possível saber se o seu peso está bom ou ruim.
O cálculo é simples altura ao quadrado dividio pelo seu peso.
Acessando esta link  AQUI

sábado, 18 de maio de 2013

Suco de cenoura e maça

Oi gente, hoje vou ensinar a preparar um suco que é uma delícia, quase todos os dias eu mesmo faço antes de trabalhar. 
O suco de Cenoura e Maça é uma boa pedida para você que quer emagrecer.
O gosto não é dos melhores, porém os efeitos são excelentes.

Ingredientes do Suco de Cenoura com Maçã

  • 1/2 Maça
  • 4 Cenouras
  • 1 pouco de algas secas ( você escolhe a quantidade )
  • 1 beterraba

Modo de Preparo ( existem duas maneiras de fazer o suco)

  1. Coloque tudo no liquidificar e bata, tome sem coar.
  2. Processe os alimentos na centrifugá e tome.

O ideal é que você não ingira nenhuma bebida 30 minutos antes ou depois de qualquer refeição, no caso do suco de Cenoura com Maçã é recomendado que você o tome 30 minutos após, almoço e janta.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Suplementos Alimentares e suas finalidades


Todos os praticantes de exercícios físicos com a intenção de ganhar massa (hipertrofia) ou emagrecer e queimar gordura (Se livrar das gordurinhas localizadas). Pois bem, mais qual a finalidade dos suplementos alimentares, ou seja, para que serve os suplementos alimentares?

Todos sabemos que conseguir objetivos nos treinos é muito difícil, seja para emagrecer ou ganhar massa, o processo é lento, o suplemento alimentar serve para dar um gás extra e para acelerar o processo. 
Vamos a um exemplo prático, uma pessoa que deseja ganhar musculos, ganhar massa muscular, todos sabemos que o um dos principais itens para criar musculos é a proteina, a proteina é encontrada em diversos alimentos, como por exemplo a carne, para ingerir uma quantidade x de proteinas necessitamos de determinado quantidade de carne, porém nessa quantidade ingerimos outros nutrientes que pode ser desinteressante para que deseja hipertrofiar, como por exemplo a gordura, nesse quadro recorremos a um suplemento alimentar, pois no caso de uma whey protein temos uma quantidade muito maior de proteína pura, sem adição de outro nutriente maléfico a saúde, sem contar que para ingerir 30g de proteína precisamos apenas de algumas doses de whey protein, caso queira consumir isso a base de carne, terá que consumir uma quantidade enorme de carne.

Vale lembrar, sempre que for começar uma atividade física faça uma avaliação médica, passe por um nutricionista, isso é muito importante, pois ele irá fazer uma avaliação detalhada do seu estado físico e poderá lhe indicar quais os melhores nutrientes e suplementos lhe dará mais resultados. Resumindo, o suplemento alimentar serve para completar a alimentação natural, dando mais força, energia, massa muscular ou para perder peso e emagrecer, isso vai variar da composição de cada suplemento.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

A importância do alongamento, Dicas!


http://www.waypointenduros.com.br/images/6-TABELA-DE-ALONGAMENTO.gif


Se alongar é importantissimo, mais a maioria das pessoas se alongam no inicio dos exercicíos e se esquecem de se alongar no final. O alongamento final é que não deixam os músculos ficarem encurtados, prejudicando a flexibilidade do corpo. Além disso, aoalongar-se logo após o treino você elimina o ácido láctico, o que evita dores musculares.

Segue algumas dicas para alongar seus músculos adequadamente, e as principais modalidades praticadas!


TREINOS DE FORÇA

Antes – Inicie um alongamento, preferencialmente dinâmico, e aqueça o corpo por 15 minutos (na bicicleta ou na esteira).

Depois – Logo depois do treino, após esfriar o corpo, alongue pernas, braços, peito, pescoço e qualquer outra parte que tenha sido exercitada. Se você se alongar logo depois de usar os músculos, vai melhorar a sua recuperação pós-treino.


CORRIDA

Antes – Se você não for treina tiros, alongue de forma estática. Não é preciso aquecer.

Depois – Trote por 5 minutos enquanto agita os músculos. Logo após o banho, alongue as pernas, peito e pescoço; seu corpo reage melhor alongamento 1 ou 2 horas depois de correr.


CICLISMO

Antes – Alongue e pedale por 10 minutos em baixa intensidade (cerca de 80 a 90 rotações por minuto). Ombros e pulsos devem ficar relaxados.

Depois – Alongue as coxas, panturrilhas, pescoço, peito, nádegas e dedos. Oalongamento é importante para contrapor a posição inclinada em que você estava ao pedalar. Prefira o alongamento dinâmico, ficando em cada posição de 15 a 45 segundos.


NATAÇÃO

Antes – Alongue e aqueça o corpo mexendo suas articulações em movimentos grandes e amplos, sem esforço exagerado. Círculos com os braços ativam os fluídos das articulações.

Depois – É importante saber que nadadores de peito, nado livre e borboleta devem sealongar em sentido contrário ao movimento desses estilos; nadadores de costas não precisam dessa exigência especifica. Alongue principalmente os músculos frontais do ombro, para que a curva da coluna torácica não aumente e leve a má postura.


Em breve trarei pra você novas técnicas de alongamento em diversos esportes, sealongue!

E lembre-se, se alongar não é só quando vamos realizar uma atividade física, sealongar ao acordar e ao término do dia melhora e muita sua qualidade de vida, e sua saúde agradece!

sábado, 11 de maio de 2013

Guia de carboidratos


A maioria dos fisiculturistas se empenha na sua ingestão de proteínas e hidratos de carbono são deixados em segundo plano. Nesta página vamos passar por tudo o que você deve saber sobre carboidratos e suplementos de carboidratos. Se você leva a sério a construção de seus músculos você precisa comer a dieta correta, e os carboidratos  é uma peça fundamental da sua dieta. 

O que são carboidratos?

Antes de chegarmos a partir de como os hidratos de carbono nos ajudar a construir o músculo, é necessário  uma lição de nutrição rápido para discutir o que vem a ser carboidratos e os diferentes tipos.Basicamente, os carboidratos são, simples e complexos.

Hidratos de carbono simples são encontrados em açúcares naturais e processados ​​e são rapidamente absorvidos pelo organismo para uso como energia. Esta energia não é de longa duração e muitas vezes podem ser seguidos por um baixa nos níveis de energia, resultando em que a pessoa se sentir cansado e letárgico. Carboidratos simples geralmente não são recomendados para a construção muscular ou manter o corpo saudável.

Hidratos de carbono complexos compõem a maior parte da fonte de energia corpos. Hidratos de carbono complexos vêm em alimentos como trigo, arroz integral, batatas, pão e aveia. Hidratos de carbono complexos levam muito mais tempo para o corpo para se transformar em energia, mas essa energia é duradoura. Porções regulares de alimentos ricos em carboidratos complexos é recomendado para todos os atletas. Hidratos de carbono complexos são conhecidos como “bons carboidratos”, porque eles dão-lhe tempo de energia duradoura para trabalhar mais e se sentir melhor durante todo o dia. 

Carboidratos papel na construção muscular:

Hidratos de carbono desempenham dois papéis fundamentais na construção muscular. A primeira é a energia. Seu corpo precisa de energia máxima para executar no nível máximo. Se você não obter energia suficiente a partir de hidratos de carbono complexos , você não vai estar a trabalhar tão pesado como você pode, o que limita seu potencial de construção muscular.Carboidratos simples não vai ajuda-lo também, você pode obter 10 minutos de energia a partir de uma barra de chocolate, mas depois que você está se sentindo cansado e degradado.

Insulina, segundo pico pós-treino. A insulina é o hormônio mais anabólico do corpo humano e drives nutrientes da corrente sanguínea para as células musculares. Quando terminar o seu treino seus músculos estão desesperadamente a tentar reparar e reconstruir e estão clamando por energia e nutrientes. Este é o único momento em carboidratos simples vai beneficiar você para a construção muscular. Uma dose rápida de carboidratos simples treino pós irá elevar os níveis de insulina empobrecido que acelera o processo de síntese protéica (reconstrução do tecido muscular). Carboidratos complexos não irá fazer o trabalho aqui, porque eles demoram mais para serem absorvidos pelo corpo. Uma excelente fonte de carboidratos simples treino post é um banana. Comer uma banana lhe dará 25-30 gramas de carboidratos simples ação rápida. 

Quando você precisa de carboidratos:

Como mencionado anteriormente nesta página, você precisa de carboidratos simples logo após o treino para aumentar os níveis de insulina. Mas que sobre seus níveis de energia durante todo o dia?Você deve começar o dia com um bom servir de proteína e carboidratos. Quando você acorda seu corpo acaba de ter oito horas sem ingestão nutricional e está clamando por comida. Outro momento em carboidratos complexos são muito importantes é pré-treino para a energia. Tentar e ter uma boa refeição cheia de carboidratos complexos e proteínas cerca de 1 hora a 45 minutos antes do treino.

A coisa que você deve lembrar-se com carboidratos é que seu corpo só usa o que necessita e armazena o restante como gordura. É por isso que você precisa para espalhar a sua ingestão de carboidratos ao longo do dia para os níveis de energia ideal e armazenamento de gordura mínimo. A maioria dos fisiculturistas comer entre 5-8 refeições por dia composta por uma quantidade elevada de proteínas e carboidratos complexos moderada. O “3 refeições por dia” tendência está começando a mudar como as pessoas percebem que é muito melhor a comer menos, mais freqüentemente, tanto para perda de peso e ganho de peso. 

Tipos de suplementos de carboidratos:

Suplementos de carboidratos vêm em forma de pó. Existem dois tipos básicos que são usados ​​por bodybuilders; misturas e puro. Misturas são o seu típico “ganhadores de peso”. Eles consistem principalmente de hidratos de carbono puro, com proteínas, gorduras e suplementos, por vezes, outras acrescentou. Suplementos de carboidratos puros são exatamente isso, pura. 100% hidratos de carbono puro. Bodybuilder muitas vezes misturar estes suplementos com shakes pós-treino para pico de insulina. Suplementos de carboidratos puros são muito melhor, porque o fisiculturista pode controlar as quantidades que ele / ela deseja consumir a qualquer momento. 

Suplementos vs hidratos de carbono real:

No final do dia, nada bate o alimento real. E porque boa carboidratos complexos estão prontamente disponíveis, barato e fácil de consumir em grandes quantidades. Suplementos de carboidratos não são tão comuns como proteína e creatina, que são muito mais difíceis de consumir em quantidades elevadas. O melhor tempo (e único) que você pode realmente beneficiar de suplementos de carboidratos são pós-treino. Suplementos de carboidratos puros são formulados para dar-lhe um pico de insulina máximo.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

As principais modalidades do Yoga

O objetivo dessa arte, uma filosofia de vida, é unir corpo, mente e espírito entre si e com o universo. Em seus primórdios, o yoga foi criado como um canal para o crescimento pessoal e espiritual dos praticantes. As séries de posições corporais realizadas pelos alunos - chamadas asanas - teriam como objetivo fortalecer o corpo e a saúde, fazendo com que a pessoa viva mais e, em conseqüência, tenha mais tempo para promover seu próprio crescimento espiritual.
Porém, nada impede que uma pessoa utilize o yoga apenas como uma forma de trabalhar o corpo, obtendo todos os benefícios adicionais que a prática proporciona: ela tonifica o corpo, fortalece o coração, equilibra as emoções, estimula a circulação, melhora o sistema imunológico e massageia os órgãos internos, prevenindo e melhorando doenças como diabetes, asma, colesterol alto, disfunções hormonais, TPM, dores na coluna e no nervo ciático, problemas gástricos, entre outros. Desde que foi criada na Índia, há mais de 5.000 anos, o yoga foi sofrendo algumas modificações em seus princípios estruturais, e começaram a surgir modalidades diferentes de yoga.
Algumas preservam suas características primitivas, outras parecem ter sido feitas sob medida para os freqüenta-dores das academias de ginástica convencionais, que se preocupam, acima de tudo, com a boa forma.
Confira as principais modalidades de yoga praticadas no Brasil e descubra qual combina mais com você.

Hatha Yoga: é focado na prática dos asanas (posturas físicas) e pranayamas (exercícios respiratórios), que são realizados vagarosamente e com uma permanência maior em cada posição. É uma atividade calma, que favorece a introspecção. Para quem é: pessoas que procuram um exercício relaxante para atenuar o estresse do dia-a-dia e tonificar o corpo.
Power Yoga: os asanas são realizados em seqüências rápidas e variadas, promovendo um intenso trabalho aeróbico e muscular. Para quem é: pessoas que querem definir os músculos e queimar calorias.
Iyengar Yoga: trabalha mais intensamente as posições que favorecem o alinhamento do corpo, melhorando a postura. Para quem é: pessoas que têm problemas de coluna e dores musculares, devidas à má postura.
Kundalini Yoga: trabalha mais intensamente os exercícios respiratórios (chamados pranayamas), com a finalidade de aumentar a energia e a vitalidade do praticante. Para quem é: pessoas que vivem cansadas, sem disposição para as atividades do dia-a-dia.
Bhatki Yoga: trata-se do yoga devocional devocionista, que cultua as divindades hindus. Para quem é: pessoas interessadas na cultura e na religião hinduísta.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Tênis para corrida

Um bom tênis para corrida é aquele que possui um amortecedor de impactos. Antes de escolher um tênis, veja o seu tipo de pisada.
Normalmente, a primeira parte que é tocada no solo é a parte externa. Se a pisada é acentuada para dentro (pronação), o tênis ideal para comprar é aquele que tem uma proteção na parte interna.
Caso a movimentação do seu pé seja ligeiramente para dentro (neutro) ou continuar na parte externa (supinação), seu tênis deve apresentar um bom amortecimento de impacto.
Nas melhores lojas de tênis, os vendedores sabem qual são os modelos para pronação, neutro e supinação.

sábado, 4 de maio de 2013

Dicas para uma boa noite de sono

Olá gente, hoje vou trazer-lhes algumas dicas para se ter um boa noite de sono, afinal de contas, é essencial para que o corpo e mente funcionem perfeitamente.

1ª - Durma uma quantidade de horas que seja suficiente para você acordar pela manhã descansado e manter-se assim durante todo o dia, não tente dormir o mesmo que outra pessoa, pois cada individuo necessita de uma quantidade de sono diferente;

2ª - Mantenha o mesmo horário para dormir e para acordar todos os dias. O hábito é muito importante na consolidação do sono;

3ª - Durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso. As alterações de ruído, de luz e de temperadtura podem atrapalhar o sono;

4ª - Faça refeições leves à noite. A partir dos 16 anos, a capacidade digestiva de nosso organismo começa a diminuir, e uma digestão difícil atrapalha terrivelmente o sono;

5ª - Evite o uso de bebidas alcoólicas para induzir o sono, pois essas diminuem a sua qualidade e, além do risco de dependência e abuso, o alcóol induz a uma insônia na segunda metade da noite. Além disso, se a pessoa sofre com roncos ou paradas da respiração durante o sono (apnéia do sono), estes podem ser agravados;

6ª - Evite bebidas cafeinadas (café, chá preto, chocolate, refrigerantes do tipo cola e guaraná), principalmente a noite, pois essas são estimulantes e dificultam o sono;

7ª - Evite beber muito líquido antes de dormir para não acordar no meio da noite para urinar;

8ª - Evite fumar, pois o cigarro é estimulante e prejudica o sono;

9ª - Mantenha um padrão regular de atividades físicas, pois elas ajudam a aprofundar no sono. Entretanto, evite os exercícios próximo da hora de dormir, o ideal é praticá-los até seis horas antes de se deitar;

10ª - Prepare-se para dormir. Crie seus próprios rituais, como a meditação, o relaxamento, a oração ou outra técnica de controle da tensão;

11ª - Não durma com fome. Uma boa dica é beber um copo de leite morno antes de ir para a cama: o leite é rico em triptofano, que é um precursor da serotonina - substância envolvida no processo de sono;

12ª - Use a cama apenas para dormir, e não para ver televisão, ler ou jogar videogame, pois esses hábitos são desfavoráveis ao sono.

Bem, espero que tenham gostado e até a próxima!

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Exercícios Físicos

MUSCULAÇÃO
http://www.consulteweb1.com.br/sites_on/copm/imagens//musculacao.jpgVantagens
- Trabalha e define rapidamente os músculos, principalmente os das pernas, braços e abdômen.
- Aumenta a massa muscular.
- Melhora a coordenação motora.
- Reduz o risco de lesões.
- Trabalha a postura corporal.
- Ajuda a evitar a perda muscular que ocorre a partir dos 25 anos, principalmente depois dos 50 anos. – Pode ser feita em qualquer idade. Os idosos podem tirar muitos benefícios da musculação.


Riscos
- Nenhum exercício deve ser feito sem acompanhamento médico e de um especialista.
- Todos os exercícios devem ser feitos de forma correta. Caso contrário, podem ocasionar rompimento de ossos, músculos ou ligamentos, além de dores na coluna e desvios de postura. Neste caso, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária.
- Adolescentes podem ter o crescimento afetado, caso estiverem nessa fase.


Período mínimo para fazer efeito
- O praticante começa a sentir os resultados entre 45 dias e 60 dias, se praticar 5 vezes por semana, cada dia um grupo de exercícios diferentes.


Gasto calórico médio
- De 300 kcal/hora, dependendo da série de exercícios trabalhada. Observação: A queima de gorduras localizadas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa.


Quem deve fazer
- Qualquer pessoa pode fazer musculação, desde que tenha realizado o exame médico e tenha sempre um profissional formado e especializado acompanhando os exercícios.
- É indicado para quem procura perder gordura, aumentar a massa muscular e definir o corpo.
- Pessoas com problemas de postura também podem tirar benefícios da musculação correta.
- Adolescentes em fase de crescimento ósseo devem fazer exercícios para a postura, deixando para mais tarde exercícios de ganho de massa muscular.
- Pessoas com tensão arterial alta, diabetes, problemas cardíacos ou circulatórios são aconselhadas a consultar um médico antes de começar.


Dica do especialista
Não existe musculação sem o acompanhamento médico e de um especialista formado. Fazer exercícios sem esses profissionais pode causar graves lesões. Nunca pense que o resultado mais rápido é o melhor. Fazer com calma é sempre mais aconselhável.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Dicas para manter os nossos rins saudáveis

1.    Beber bastante água. A um adulto saudável, recomendamos que beba 8 a 10 copos de água por dia. Isso protegerá os rins, que não necessitarão de trabalhar tanto para concentrar a urina. Definitivamente, terão o trabalho de limpeza de resíduos facilitado. A água extra também ajudará a manter um bom fluxo de sangue para os rins, ajudando no controlo da tensão arterial.


2.    Não ingerir demasiada proteína. A pessoa omnívora ingere, em geral, o dobro da quantidade de proteínas de que o corpo precisa. Isso sobrecarrega os rins, pois eles têm de filtrar uma alta quantidade de subprodutos. Se não optar por uma alimentação vegetariana, deve-se comer menor quantidade de carne vermelha, aves e peixe a cada refeição e limitar-se o número de vezes, por semana, em que estes produtos são ingeridos. Esta medida também é importante para evitar os cálculos renais.

3.    Reduzir o sal. Ingerir sal em excesso causa retenção de líquidos e está relacionado com a tensão arterial elevada. Quando há excesso de sal – e especialmente quando, além disso, há pouca água e muita proteína – os rins têm uma sobrecarga de trabalho. Deve-se, ainda, estar alerta para o sal escondido na comida processada ou pré-cozinhada. Muitas vezes, pensa-se que os alimentos sabem melhor, mas é apenas o sal que parece realçar o sabor. Até 75% do sal que se ingere tem como fonte o “sal escondido”.

4.    Evitar a cafeína. Não importando onde se possa encontrar – quer seja no café, no chá preto ou no verde, numa bebida gasosa, no chocolate ou até em medicamentos – a cafeína constrita as artérias, elevando a tensão arterial e diminuindo o suprimento de sangue aos rins, o que também faz com que a tensão arterial fique mais elevada.

5.    Controlar a tensão arterial. Como todas as partes do corpo recebem sangue, todas elas são afectadas pela tensão arterial elevada. Nos rins, causa danos irreversíveis aos pequenos filtros. Assim, pode ser iniciado um ciclo vicioso, uma vez que o rim danificado poderá, por sua vez,causar tensão arterial elevada. A tensão arterial elevada pode, ainda, danificar as artérias que irrigam os rins, que deixam, assim, de ter um suprimento de sangue adequado, estimulando ainda mais a produção das hormonas que aumentam a tensão arterial.

6.    Manter o colesterol baixo. O depósito de colesterol entope as artérias e diminui o suprimento de sangue aos rins, danificando os pequenos filtros que formam a estrutura do rim. Deve evitar-se todos os alimentos ricos em colesterol. É de recordar que só os produtos de origem animal contêm colesterol. Os alimentos vegetais não contêm colesterol. O exercício físico também ajuda a manter um equilíbrio saudável.

7.    Não fumar. Os cigarros contêm mais de 400 químicos tóxicos. Fumar prejudica todas as artérias, incluindo as dos rins. O tabagismo também eleva a tensão arterial, ao causar aconstrição dos vasos sanguíneos periféricos.

8.    Não abusar dos medicamentos. Muitos medicamentos, mesmo os mais simples que não necessitam de receita médica (como é o caso da aspirina e do paracetamol para as dores e a febre) podem danificar os rins, se forem usados durante períodos muito longos ou em doses excessivas. Deve-se tentar modos alternativos de controlo da dor, tais como sacos de gelo ou de água quente, conforme o caso.

Com os rins mais saudáveis, o sistema cardiovascular poderá funcionar melhor e sofrer de menos doenças. Pode decidir, hoje, ajudar o seu organismo a ajudá-lo.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Os benefícios do ômega 3

Os cientistas estudam cada vez mais as propriedades do ômega 3, e estudos mostram que o ômega 3 protege o coração e previne contra várias doenças, entre elas alguns tipos de câncer, no entanto, agora está se confirmando o ditado popular que diz que comer peixe é bom para amemória.

Entre as descobertas, os cientistas confirmaram que consumir peixes de espécie tais como salmão, anchova, truta e sardinha, porém para obter-se esses benefícios você precisa ter esse alimento à mesa pelo menos de duas a três vezes por semana.

Dentre tantas universidades, temos a Unifesp – Universidade Federal de São Paulo, onde os cientistas ao analisarem o ômega 3, perceberam que o nutriente regenerou neurônios, além de ser aliado nos casos de epilepsias, esse nutriente, ômega 3, está presente em grande quantidade na gordura dos peixes originários de água profunda e fria, e também na semente de linhaça. O ômega 3 é um ácido graxo poliinsaturado, e cientistas acreditam pelos estudos realizados que esse nutriente faz bem a pessoas portadoras do mal de Alzheimer, além de depressão e até mesmo esquizofrenia.

Vê-se que até hoje o ômega 3 tinha seu efeito reconhecido pela proteção que ele dá ao coração, uma vez que inibe a coagulação, e isso dificulta a formação de trombos, e reduz também o nível de triglicerídeos além da pressão arterial.

Estudos existem que levam os cientistas a acreditar que ele previne alterações no ritmo cardíaco, porém os mesmos garantem que seus poderes são muito mais abrangentes.

Citamos agora o que diz o chefe da disciplina de Neurologia Experimental da Unifesp, Fúlvio Alexandre Scorza, comprovou através de seus estudos, que uma dieta rica em ômega 3 produz novos neurônios, isso foi confirmado através de pesquisas feitas com ratos epiléticos, pois essa é uma doença neurológica mais comum, afinal afeta cerca de 50 milhões de pessoas no mundo inteiro, observe que a maioria em países em desenvolvimento. O nutriente reduziu a morte de células cerebrais, além de recuperar e estimular a formação de neurônios, além de mostrar uma ação anti inflamatória, segundo o especialista, o que resta saber agora é se os efeitos na plasticidade do cérebro vem acompanhados de ganhos funcionais.

Não obstante, temos que salientar que a pesquisa que irá se iniciar agora será com 50 crianças, na Unifesp e na USP de Ribeirão Preto, que não responderam ao tratamento comum, essas crianças irão receber 2g de ômega 3 ao dia, pelo prazo de seis meses. Scorza, esta muito otimista, pois segundo ele “mais de 20% do nosso cérebro é de substancias gordurosas e a sua saúde depende não só da quantidade de gordura que ingerimos, mas principalmente do tipo. O ômega 3 é essencial para a membrana dos neurônios, local onde os impulsos nervosos fluem”.

Por isso, deve ficar claro que no caso de pacientes portadores de epilepsia não podem substituir os medicamentos pelo ômega 3, ele é um complemento ao tratamento.

É preciso notar também que pessoas saudáveis se beneficiam, afinal de contas nós não sintetizamos esse ácido graxo, caso você não goste de peixe, pode consumir a semente de linhaça, ou então seu óleo.
Procure evitar o atum, pois apesar de ser uma boa fonte de ômega 3, o mesmo é contaminado por mercúrio, e quanto maior o peixe, maior é o índice de mercúrio, se for fazer uso de suplementos, fique sempre atento a procedência.

Contudo, as boas notícias não param por aí não, outro grupo de pesquisadores apontam que o ômega 3 podem ter ações contra o câncer de mama e de intestino.

De acordo com os resultados das pesquisas, vemos que elas mostram muitas qualidades do ômega 3, tanto que já existe o “Dia da conscientização do consumo deômega 3”, que é o dia 03 de março, os cientistas dizem que os benefícios do ômega 3 são ilimitados, a corrente de médicos engajados afirmam que ele previne a demência, é bom para a retina, o humor e a concentração, além de ser antidepressivo e auxiliar os doentes na recuperação de derrames, como se não bastasse, no papel de anti inflamatório é ótimo em casos de artrite e da doença de Chrohn, doença essa que ataca o intestino.

Agora que já sabe um pouco mais sobre os beneficios , escolha a melhor forma de consumir seu peixe, a linhaça ou seus suplementos e faça parte da leva de pessoas que já se beneficiam do ômega 3.


Viva a saúde!!!

sexta-feira, 26 de abril de 2013

A importância do alongamento

Os exercícios de alongamento devem ser feitos por todas as pessoas, em qualquer idade, a qualquer hora, e não requerem equipamento especial, nem treinamento prévio. É importante fazer os alongamentos de manhã, antes e depois da prática esportiva, durante uma atividade física estressante ou quando sentir seus músculos com mais tensão.
Efeitos do alongamento:


- Redução de tensões musculares;

- Relaxamento;

- Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;
- Aumento do arco de maleabilidade;
- Prevenção de lesões;
- Facilita atividades de desgaste, como por exemplo corrida, tênis, natação, ciclismo etc;
- Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;
- Ativa a circulação;
- Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;
- Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.

Os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade. No trabalho, no carro, assistindo TV. Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Dicas para quem deseja perder peso

Muitas pessoas tem problemas em se manter no peso ideal, algumas conseguem perder algum peso porém depois relaxa e acaba ganhando alguns killos a mais. Nesse artigo vou dar algumas dicas para quem deseja ter uma vida mais saúdavel e manter-se no peso ideal.


1- Beba água pura e fresca em abundância. A recomendação médica é de 2 litros por dia. A água fará um trabalho de lavagem dos tubos gastrointestinais, desimpedindo-os e facilitando a absorção das substâncias úteis presentes nos alimentos e eliminando o imprestável. Além disso, ela estimulará o trabalho dos rins, que precisam funcionar plenamente para eliminar o excesso de líquidos do organismo.

2- Separe algumas horas do dia, se possível pela manhã, para caminhadas ao ar livre. Além de estimular a eliminação de liquídos através do suor e queimar calorias, as caminhadas estimulam também os intestios, facilitando a digestão dos alimentos e a eliminação das substâncias inúteis.

3- Evite usar alimentos artificiais, industrializados e processados, substitua-os por alimentação, natural, composta de legumes crus, frutas frescas da época e cereais integrais. use também alimentos diuréticos e ricos em fibras.

4- Coma com moderação mesmo os alimentos saudáveis. Lembre-se de que as coisas, boas quando em excesso, tornam-se prejudiciais.
5- Estabeleça horários regulares para a alimentação. Um adulto sadio necessita apenas de 3 refeições diárias. Entre as refeições, não coma doces, bolos, bombons, salgadinhos etc. Beba apenas água pura e sucos de frutas naturais.
6- Suspenda o uso de café, fumo e bebidas alcoólicas. Estás substâncias abalam o sistema nervoso e criam a ansiedade que leva muitas pessoas a comerem fora de hora.
7- Não use, sucos, refrigerantes ou água junto com os alimentos sólidos, pois este hábito prejudica a digestão. Evite sobremesas e preparações doces após as refeições compostas de cereais, leguminosas e horaliçoes.
8- Use chás digestivos periodicamente.


Fazendo isso sem dúvida você terá uma vida mais saudavel.